10 alimentos para recuperar as energias depois do exercício



Você sabia que comer os alimentos adequados depois que voltar da prática de exercícios é tão importante quanto o que come antes de se exercitar?!

É um grande engano pensar que deve ficar sem comer para não inchar ou porque o corpo vai continuar queimando calorias. Muito pelo contrário, as energias gastas precisam ser repostas para que o efeito do seu esforço seja definitivo.

Ao mesmo tempo, não é bom comer descontroladamente só porque acabou de gastar calorias. O ideal é comer alimentos que satisfaçam as necessidades de recuperação do seu organismo para que o corpo esteja preparado para o próximo treino.

Agora que já sabe, veja quais são os 10 alimentos recomendados para repor as energias gastas, que também ajudam na recuperação muscular.

1. Batido de Whey

Quem frequenta academia com certeza já ouviu falar do Whey, a proteína em pó. Consumir uma quantidade recomendada pelo seu nutricionista é bom tanto antes, quanto depois do exercício, pois a proteína protege e regenera a musculatura nestes dois momentos cruciais para o resultado da musculação.

2. Abacate

O abacate possui gorduras monoinsaturadas que são benéficas para o organismo. Elas ajudam na absorção de vitamina B, além de promover o metabolismo dos carboidratos e das proteínas consumidas, o que também acaba auxiliando na recuperação muscular.

3. Batata-doce

Outro alimento essencial na dieta dos praticantes de exercício é a batata-doce, que fornece a energia necessária para recuperação do organismo, mas com absorção lenta para evitar picos de insulina. Justamente por esta razão, prefira consumi-la durante o dia, pois pode ser muito pesada para o jantar.

4. Ovo

O ovo é um alimento bom para qualquer momento do dia. É leve, rico em proteína para recuperação muscular, além de conter muitos nutrientes e aminoácidos essenciais e ser de rápida absorção. Prefira os ovos cozidos ou mexidos.

5. Salmão

Outra rica fonte de proteínas, que também é um alimento leve, é o salmão. Além de auxiliar na recuperação muscular, o salmão fornece boas quantidades de selênio, magnésio e de cálcio, que é fundamental para a saúde dos ossos.


6. Cranberry

Essa frutinha já é bastante apreciada pelos brasileiros e facilmente encontrada no supermercado, principalmente na forma de suco. Pode ser que conheça por oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho ou airela. O fato é que a fruta ajuda a acelerar a recuperação dos músculos, além de ser rica em vitamina C, K e A e promover efeitos anti-inflamatórios que também atuam na regeneração muscular.

7. Kiwi

O kiwi é ótimo digestivo, rico em fibras, vitaminas, é diurético e seus aminoácidos ajudam na recuperação dos músculos. Também atua na regulação da pressão arterial, na desintoxicação do organismo e ainda possui baixo índice glicêmico. Pode misturar com iogurte ou comer puro logo que voltar do treino.

8. Abacaxi

Assim como o kiwi, o abacaxi é muito diurético e rico em fibras, além dos efeitos anti-inflamatórios da vitamina C. Mas deve consumir com moderação, pois contém bastante açúcar. Prefira a versão natural, sem calda e sem fazer suco para não perder as fibras e aumentar ainda mais a quantidade de açúcar absorvido.

9. Frutas vermelhas

As amoras, mirtilos, framboesas e morangos (além do cranberry) são um grupo de frutas ricas em antioxidantes, possuem micronutrientes que aliviam a dor muscular pós-treino, além das enzimas digestivas para que o organismo absorva mais rápido os nutrientes necessários para sua recuperação.

10. Iogurte grego

Por fim, o iogurte grego possui o dobro de proteínas que um iogurte normal, o que é ótimo para os músculos. As frutas citadas anteriormente podem ser misturadas com ele e terá um ótimo lanche pós-treino, nutritivo e muito gostoso.

Lembre-se que o acompanhamento de um nutricionista é essencial para saber as quantidades corretas de cada alimento a ingerir, conforme as necessidades do seu organismo e a intensidade do seu exercício.



Comentar

9 − two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.