Os benefícios do óleo de melaleuca para saúde, pele e cabelos



Os óleos essenciais extraídos das plantas são utilizados em todo o mundo há milhares de anos. Seja em forma de óleo, pó ou in natura, as plantas medicinais são a fonte de todos os remédios que temos disponíveis no mercado. Um bom exemplo que vamos falar agora são os benefícios do óleo de melaleuca.

A melaleuca é uma árvore australiana da qual antigamente os aborígenes utilizavam o poder de cura, descoberto de forma natural, através do processo de liberação do óleo quando as folhas caiam na água.

A curiosidade os fez perceber que ao passar esse óleo na pele ocorriam mudanças que ajudavam a cicatrizar feridas, então a melaleuca passou a ser cada vez mais conhecida como uma planta medicinal.

Conheça seus principais benefícios para tratar doenças, melhorar problemas de pele e o aspecto dos cabelos.

Benefícios do óleo de melaleuca para a saúde

As propriedades do óleo são benéficas para todo o corpo, promovendo a melhora da disposição e o fortalecimento do sistema imunológico. Veja alguns dos benefícios do óleo de melaleuca para a saúde:

Gripe e má disposição

O óleo de melaleuca pode ser usado em um difusor de aromas de ambiente para que o seu odor seja inalado e, assim, aliviar sintomas de gripe, resfriado e para quem está de cama, pois ele melhora a disposição.

Para fazer a mistura, utilize 5 gotas de óleo de melaleuca, 2 gotas de lavanda e 3 de alecrim. Deixe no difusor, próximo da pessoa enferma que necessita sentir o cheirinho dos óleos.

Dor de garganta

Para quem está com dor de garganta, a dica é misturar algumas sementes de uva com uma gotinha de óleo e esfregar no pescoço, delicadamente, sobre a região que está doendo.

Candidíase

O óleo também pode ajudar a curar a candidíase com seu efeito contra os fungos e bactérias, mas neste caso a dose a ser aplicada deve ser recomendada pelo ginecologista, conforme a gravidade do problema.


Benefícios para a pele

O principal benefício do óleo de melaleuca conhecido a nível mundial é o seu efeito fungicida. Sua ação é direta sobre o sistema imunológico, permitindo que seja utilizada em procedimentos como drenagem linfática, acupuntura, e outros casos, como:

Micose de unha

Para remover os fungos de uma unha afetada, misture 1 colher de café de óleo vegetal com 1 gota de óleo de melaleuca e 1 gota de óleo de cravo. Espalhe o líquido sobre a unha com micose e deixe agir, sem remover.

Cicatrizar feridas

Para obter o efeito cicatrizante em cortes e feridas, basta misturar 2 gotas de óleo de melaleuca com 2 gotas de lavanda e um pouco de água. Aplique na região machucada com um algodão 3 vezes ao dia.

Secar espinhas

O óleo também é muito bom para secar espinhas e curar inflamação de furos de piercing, podendo ser aplicado puro, em uma pequena dose, sobre o local afetado.

Desodorante

A melaleuca pode ser usada como desodorante natural por quem não pode ou não quer utilizar os produtos industrializados. A receita é feita com 8 gotas do óleo misturadas a 50 gramas de bicarbonato de sódio.

Benefícios para o cabelo

No caso dos cabelos, o óleo também possui benefícios a oferecer:

Para que a caspa e a seborreia desapareçam, antes de tudo, lembre-se que é preciso lavar os cabelos com água morna ou fria, nunca quente.

Junto com isso, dilua 10 gotas de óleo no frasco do xampu, de preferência que seja neutro, e lave os cabelos normalmente.

Cuidado ao aplicar

Todos os tipos de óleos essenciais são muito potentes, então mesmo se tratando de uma fonte medicinal natural, não aplique em grande quantidade e, antes de usar, faça um teste em uma pequena região da pele para garantir que não haverá reação alérgica.



Comentar

4 × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.